quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Proporção Áurea na Odontologia


A proporção áurea constitui uma fórmula matemática descrita na natureza, também encontrada nas artes e no corpo humano, que expressa a proporcionalidade entre as partes. Essa relação matemática faz com que partes desiguais pareçam proporcionais e harmônicas. O número de ouro é denotado pela letra grega phi e tem o valor arredondado de 1,618.
Este número está envolvido com a natureza do crescimento e pode ser encontrado em conchas, seres humanos (o tamanho das falanges, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.
Existe algo na proporção áurea que age poderosamente de forma subliminar no senso estético do apreciador, que faz com que seja empregada em diversos campos.
A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, em que ele utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto.
A aplicação da proporção áurea na Odontologia baseia-se na largura mesio-distal aparente dos dentes quando vista de um aspecto frontal. O uso desta proporção serve para orientar uma reconstrução estética, mas deve ser aplicada com cautela, levando em consideração principalmente as características de cada paciente.

4 comentários:

  1. Legal!! é impressionante como esa proporção se relaciona com o universo, é demonstrado que Deus é um grande arquiteto, tudo o que ele fez é perfeito..

    ResponderExcluir
  2. É uma prova da presença de Deus em todas as suas obras. E há quem diga que Ele não exista.
    Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  3. Quem lê esse post e estuda um pouco sobre proporção áurea fica, realmente, maravilhado. Vocês têm algum caso de proporção áurea combinando dentistica e prótese? A natureza é tão perfeita que fica até dificil imitá-la!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Deus é perfeito! e o mais interessante que a verdadeira percepção estética é instintiva, e quando feito um trabalho com o resultado estético maravilhoso, sem se pensar na proporção aurea, no final lá está ela.... Camila Cardoso

    ResponderExcluir